Ashwagandha: Saiba Significado e Benefícios

Imagem da planta ashwagandha ou whithania somnifera

A Ashwagandha, também chamada Withania somnifera, é usada na medicina ayurvédica e indígena por mais de 3000 anos. Ela cresce na Índia, Nepal e algumas partes do Paquistão. Suas raízes e folhas fazem suplementos e extratos. É uma erva adaptogênica, que auxilia a lidar com o estresse físico, mental e emocional. Ajuda a aumentar a energia, resistência física e mental, e a clareza mental. Além disso, tem benefícios como reduzir ansiedade e sintomas de depressão, melhorar o humor e bem-estar geral.

A Ashwagandha possui withanolídeos, que são compostos responsáveis por muitos efeitos da planta. As raízes produzem ácidos graxos, beta-sitosterol, polifenóis e alcaloides. Alguns alcaloides da raiz são withanina, withananina, withananinina, pseudo-withanine, somnine, somniferine e somniferina. Tanto raízes quanto folhas contêm withanolídeos, como a withaferina A.

Os Benefícios da Ashwagandha

Dentre os vários benefícios da Ashwagandha para a saúde física e mental, estão:

  • Ação anti-inflamatória: A withaferina A tem propriedades que combatem a inflamação e a artrite. Ela consegue reduzir os sintomas da artrite sem efeitos adversos, sendo comparável ao succinato sódico de hidrocortisona.
  • Melhora em doenças neurológicas: Pesquisas mostram que a Ashwagandha pode diminuir, parar ou até reverter a atrofia e a perda de conexões neurais. Ela pode ser usada para tratar Alzheimer, Parkinson, Huntington e outras doenças do cérebro. O efeito positivo provavelmente está ligado à sua ação similar ao GABA. Seus componentes e metabólitos promovem o crescimento dos nervos.
  • Efeito antioxidante: A Ashwagandha tem ação antioxidante no cérebro, possivelmente ligada às suas várias propriedades. O dano do tecido nervoso pelos radicais livres pode afetar o envelhecimento e doenças do cérebro, como epilepsia, esquizofrenia, Parkinson, Alzheimer e outras.
  • Efeito anti-envelhecimento: Em um estudo, 101 homens saudáveis, de 50 a 59 anos, tomaram 3 gramas da planta todos os dias durante um ano. Eles tiveram melhoras na hemoglobina, glóbulos vermelhos, cabelo e estatura. O colesterol baixou e as unhas mantiveram o cálcio. Setenta por cento tiveram melhorias na função sexual.
  • Proteção do coração: Elevar os antioxidantes naturais, manter o equilíbrio antioxidante no coração e restaurar muitos sinais de alterações no fluxo sanguíneo podem ajudar a proteger o coração.
  • Pode diminuir açúcar, aumentar urina e reduzir colesterol: Um estudo analisou os efeitos de Ashwagandha em seres humanos. Seis pessoas com leve aumento de colesterol tomaram o pó das raízes por 30 dias. Amostras de sangue e urina foram coletadas antes e depois. A glicose no sangue diminuiu comparável a remédio. Houve aumento do sódio urinário, volume urinário e redução do colesterol, triglicerídeos, LDL e VLDL. Isso sugere que Ashwagandha tem potencial como agente para glicose, urina e colesterol.
  • Ação contra câncer: Estudos em células animais indicam que a planta reduz fator nuclear kappaB, suprime fator de necrose tumoral e fortalece sinalização de morte celular em células de câncer.

Além disso, outros usos benéficos da Ashwagandha incluem seu potencial contra micro-organismos, fungos e bactérias, como Staphyloccus aureus e Pseudomonas Aeruginosa. Ela também ativa células imunológicas, como linfócitos e fagócitos. Tem efeito anticonvulsivante, melhora cognição e memória, e estimula tireoide, ajudando quem tem hipotireoidismo.

Contudo, vale destacar que a Ashwagandha não substitui tratamentos médicos tradicionais e não deve ser única opção para problemas graves. Sempre consulte um profissional de saúde antes de usar fitoterápicos. Eles darão diretrizes adequadas, levando em conta sua saúde, histórico e remédios usados.

Para agendar a sua consulta, clique aqui.

Referências:

Archana R; Namasivayam A; Antistressor effect of Withania somnifera. J Ethnopharmacol. 1999;64:91-93.

Choudhary, T., Mishra, M. (2021). The Literary Study on Ashwagandha (Withania Somnifera) – A Review Article. International Research Journal of Ayurveda &Yoga, 04(06): 99-103. Disponível em http://irjay.com; DOI: https://doi.org/10.47223/IRJAY.2021.4614

Mehta AK, Binkley P, Gandhi SS, Ticku MK. Pharmacological effects of Withania somnifera root extract on GABAA receptor complex Indian J Med Res. 1991;94: 312-15.

Narinderpal, K., Junaid, N., & Raman, B. (2013). A Review on Pharmacological Profile of Withania somnifera (Ashwagandha). Research and Reviews: Journal of Botanical Sciences , 2(4), 6–14. Disponível em https://www.rroij.com/open-access/a-review-on-pharmacological-profile-of-withania-somnifera-ashwagandha-6-14.pdf